Big Data, Data Science, Machine Learning

Avaliação de livros: O sinal e o Ruído – Nate Silver


Sobre o autor

 

O autor do livro O sinal e o Ruído é Nate Silver, estatístico, jornalista e fundador do site FiveThirtyEight, um website que publica interessantes artigos com previsões e análises estatísticas sobre temas como política, economia, esportes e ciência.

Silver começou a ser reconhecido ao publicar previsões sobre o baseball americano, mas foi em 2008 que ganhou grande notoriedade ao realizar as previsões sobre as eleições americanas daquele ano, quando acertou os resultados em 49 dos 50 estados do país. Em 2009, Silver foi incluído entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Forbes.

Em 2010, o blog FiveThirtyEight foi licenciada para publicação pelo jornal The New York Times, além de ter recebido o prêmio Webby Awards como o melhor blog sobre política.

O livro O Sinal e o Ruído foi publicado em setembro de 2012. Foi nomeado como best seller para livros de não-ficção pelo New York Times e listado como nº1 pela Amazon para livros na mesma categoria.

Para mais informações sobre o livro na Amazon Brasil, clique na imagem a seguir:



Sobre o que se trata o livro

 

O livro inicia-se abordando o crescimento da quantidade de informações na história da humanidade, desde os primórdios, passando pela época em que livros começaram a propagar-se e indo até os dias atuais, onde o termo da moda é Big Data.

O autor ressalta que a quantidade de informação útil é relativamente pequena quando comparada com a quantidade de informação que se tem disponível.

O termo sinal é uma analogia para informações úteis e insights que podem ser obtidos através de previsões. O termo ruído é uma analogia para informação que nos distrai e nos afasta da verdade.

O Sinal e o Ruído é um livro que trata sobre previsões, seja ela uma solução ou um problema.

Nos primeiros capítulos, o autor reflete sobre algumas questões fundamentais ao problema da previsão, abordando temas como previsões políticas e a crise financeira de 2008.

Nos capítulos seguintes, trata-se sobre os problemas de realizar previsões sobre sistemas dinâmicos, tais como previsão do tempo, previsão de desastres naturais e estudos sobre o comportamento e interações humanas.

Os capítulos finais do livro abordam soluções e casos bem-sucedidos em previsões, em especial quando usa-se a teoria Bayesiana. Nesta parte, o autor debate sobre temas como esportes (em especial o pôquer e o xadrez), utilização de inteligência artificial, mercado de ações, terrorismo e aquecimento global.


Porque vale a pena a leitura

 

O livro O Sinal e o Ruído aborda temas bastante atuais e apresenta interessantes ideias e exemplos sobre o problema da previsão.

Não é necessário um grande conhecimento matemático para a leitura do livro. Se você possui um conhecimento básico em estatística e probabilidade, poderá se identificar ainda mais com o livro e ter grandes reflexões e exemplos do que fazer e do que não fazer ao se trabalhar com análise de dados.

O autor faz ótimas reflexões sobre o pensamento probabilístico e sobre a realização de estudos estatísticos.

O quadro a seguir é um resumo sobre o tema abordado pelo autor no capítulo 8:

 

 

 

No capítulo 9 do livro, o autor fala sobre o uso de inteligência artificial e sobre as limitações e potencialidades de máquinas e humanos. Veja um quadro resumo:

 

 

O livro ainda trata sobre habilidades necessárias para trabalhar com previsões, tais como multidisciplinaridade, autocrítica e flexibilidade na utilização de modelos.

O fato de cada capítulo abordar um tema diferente e ainda assim atual, torna o livro interessante e agradável de se ler. Além disso, o livro é recheado de gráficos e elementos visuais que são bastante atraente aos olhos.

O Sinal e o Ruído é um livro para estatísticos, cientistas de dados, cientistas políticos, economistas e para todos que se interessam por informação, tecnologia e progresso científico. Acredito que é um livro que possa te agregar bastante conhecimento e visão de mundo.

Boa leitura!